top of page
Foto do escritorRedação

Uma visão macro sobre IoT

Atualizado: 18 de out. de 2021

A Internet das Coisas (IoT) trouxe aplicações de baixo custo, conectividade e inúmeros benefícios. Saber como aplicar ela em nossas vidas e como trazer benefícios para comunidade e para gestão, deve ser pauta da Gestão Pública.


A Internet das Coisas

Mais importante que simplesmente conectar, é obter informações importantes em tempo real. Dentro dessa realidade, muitas comodidades estão presentes, e que tornam nossa vida mais fácil e inteligente. De outro lado, muitas informações podem salvar vidas, antecipar problemas e auxiliar gestores nos problemas pontuais do dia a dia.


Cada vez mais assistimos lançamentos de relógios, caixas de som, automação e robôs inteligentes. Separamos isso em tecnologias vestíveis (relógios, óculos, fones, pulseiras...), sensores de ambientes, móveis e fixos.


Sensores

Dentro do conceito de cidades inteligentes, esses equipamentos são peças essenciais:

  • Estações Meteorológicas

  • Sensores (Poluição, Barulho, Inundação, Gás...)

  • Iluminação Pública

  • Semáforos

  • GPS

  • Analíticos inteligentes de borda

Os valores, instalação e aplicações são relativamente fatores mais simples de resolver. O maior desafio é a Conectividade Segura, Integração entre sistemas, Plataforma Única de B.I. (Inteligência de Negócio) e Tempo de Resposta nas ações.


O inicio se dá com o levantamento de prioridades, analisando o projeto como um todo. Seguido do Estudo Técnico Preliminar e ante projeto.


Essa análise deve sempre levar em consideração as necessidades da Comunidade, priorizando Segurança, Saúde, Economia e Praticidade.



Importância de um Projeto Integrado

O Planejamento é parte fundamental para o sucesso do projeto.


Sabemos que o propósito da Gestão Pública, é o gerenciamento, atendimento e aplicação de recursos públicos de maneira eficiente direcionado a população.


Porém, na maioria das vezes quando falamos de Cidades Inteligentes, ou de tecnologia como um todo, dificilmente o Estado tem conhecimento suficiente para elaborar o projeto de forma isolada. Nesse momento entra a consultoria Privada.


Essa separação de papeis é extremamente vantajosa para todas, colocando o Estado como Gestor e Fiscal, e empresas detentoras de conhecimento como Projetistas.


Nesse ponto, após todas as etapas de levantamento e aplicações, serão demonstrados os benefícios, investimentos e o cronograma de implantação e treinamento.


Para saber mais sobre o Tecnologia a favor da comunidade, fale conosco.


17 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Daniele Varela
Daniele Varela
Oct 21, 2021

Ótimo

Like
bottom of page